Saudações aos visitantes!

Este é o contexto virtual do Caminho do Peregrino. Entre nós ele é conhecido como Periegesis, um termo grego antigo que se referia às peregrinações dos cartógrafos viajantes. Daí o termo Periegesis – O Caminho do Peregrino. Para nós caminho significa a busca do conhecimento, mas não basicamente do entorno em seus aspectos geográficos apenas, como era para os antigos "periegetas". O peregrino atual busca o conhecimento das próprias estruturas internas que sustentam o contexto. Este termo também tem um significado especial para nós e significa mais do que apenas os aspectos superficiais do entorno. Ele se refere principalmente as suas relações de significado com base na compreensão do Grande Contexto subjacente. Caminho também carrega o sentido oriental de busca espiritual, mas de um modo diferente do sentido de religião. Refere-se antes ao processo da busca e a realização da presença aqui e agora do que ao futuro "religare" tradicional entre o homem e o divino. Além disso, caminho e religião pertencem a níveis de consciência diversos, de forma que os interesses gerais da pessoa cotidiana não são os mesmos que os nossos. O nosso interesse principal é o caminho de retorno ao Princípio.

Embora num sentido amplo toda consciência seja um peregrino em seu caminho de retorno ao Princípio, ou de afastamento dele, entre nós um peregrino é aquele que escolhe a si mesmo. Ainda assim, voluntários não são bem-vindos aqui e a distinção entre ambos, o que escolhe a si mesmo e um voluntário, é o seu nível de consciência. Escolher a si mesmo é um ato consciente e pertinente, enquanto que se oferecer como voluntário não é.

O Caminho é antes prático e discussões teóricas intermináveis não são aceitáveis. Todos os debates que ocorrem em nosso meio são parte da prática instruída pelos paragons (modelos de excelência e mentores). Seus fundamentos são amplamente verificáveis por qualquer observador atento dentro do contexto. Não há nenhum tipo de promoção para fins de obtenção de valores, seja para a manutenção de espaço físico ou para a prática de rituais, que não existem aqui, assim como não há palestras, seminários ou qualquer evento que vise a doação financeira para a participação. Tampouco há qualquer tipo de comércio entre nós, o que seria inteiramente inaceitável.

Em nosso meio os paragons são percebidos como mensageiros da Ordem Superior e são tratados como tal, isso é, com consideração e respeito. Ser um paragom não é algum tipo de status adquirido, seja de forma trivial ou não, mas somente ter uma conexão ativa com um maior nível de consciência disponível potencialmente para todo indivíduo aqui e agora. O paragom não é algum mestre nem um guru e não está aqui para ser adorado ou idolatrado como a manifestação de algum deus na terra. Ele é um companheiro de caminho e um instrutor por que já deu alguns passos a mais. Ele instrui quando e onde pertinente, mas a responsabilidade de caminhar é do buscador.

Assim como não é religião o caminho tampouco é alguma terapia. Esta é um tratamento e, como tal, é para ser usada no trato com pessoas doentes. Um buscador é uma pessoa saudável. Todo ser humano anseia por conhecer a si mesmo e ao seu universo, seja num nível consciente ou inconsciente, e isso é um aspecto da sua sanidade e integridade.

Em sendo compreendido o disposto acima há ainda que aceitar as regras de boa educação e convívio para adentrar o nosso contexto de modo pertinente.

Você se compromete a não enviar qualquer mensagem abusiva, obscena, vulgar, insultuosa, difamadora, de ódio, ameaçadora, racista, sexualmente tendenciosa ou qualquer outro material que possa violar alguma lei aplicável. A não observância desse compromisso resultará na sua expulsão sumária e permanente. Os endereços de IP de todas as mensagens são registrados para assegurar a execução dessa medida. Você concorda que os administradores e moderadores desse contexto tem o direito de excluir, editar, mover ou trancar qualquer tópico no momento que o decidam fazer. Como usuário você aceita que a informação que forneceu seja salva num banco de dados. Embora essa informação não seja deliberadamente fornecida a terceiros sem a sua autorização, os administradores não se responsabilizam por qualquer tentativa ou ato de "hacking", intromissão forçada e ilegal, que conduza à exposição dessas informações.

O sistema utiliza "cookies" para salvar informações no seu computador. Esses "cookies" não possuem nenhuma das informações acima referidas e servem apenas para melhorar o seu conforto durante a navegação. O endereço de e-mail é utilizado somente para confirmar a informação do seu registro e senha (bem como para enviar nova senha no caso de esquecimento da anterior).

Ao clicar abaixo para dar prosseguimento ao registro você declara a sua concordância implícita com essas condições.


 

Wed Jul 29 16:15:00 2015